
Estreia

ALCANTIL GLITCH
Sinopse:
Alcantil foi um espetáculo, do Coletivo Zero, que teve estreia no final de 2016 em Jequié-BA (nos tempos outros do perdigoto e do cara-a-cara) e seguiu em cartaz no ano de 2017. O espetáculo narra a vida solitária de um homem, preso numa redoma plástica cúbica, em que tem como única companhia uma TV de sua casa e um ventilador, o qual começa a chamar de Doutor e o humaniza, numa espécie de “psicanalista inanimado”, narrando suas disforias. Sendo um espetáculo performativo, afoito e fragmentado, traz questões como o corpo-ciborgue, a rede social virtual, a realidade, a ficção, o simulacro e os modelos líquidos das relações contemporâneas, numa variação de linguagens e estéticas. Nesse atual modus operandi, o coletivo acredita na importância crítica desse espetáculo e em seu “remolde” num formato virtual, tendo a redoma cúbica plástica alterada pela redoma de elétrons da rede cibernética. Agora, de fato, a solidão e a distância vivida pela personagem num jogo de cena, é empírica também ao ator que o interpreta e aos performers que operam toda a maquinaria e performam fora da redoma, atrás das câmeras, intitulados [SISTEMA] Metalinguagem detectada. Para além, também discute-se, em cena, as ótimas possibilidades da tecnologia, como ferramenta de pesquisa, compartilhamento de informações ou parte interativa e criadora de arte, não sendo, por isso, à toa a pesquisa tecnológica na cena.
Ficha Técnica
Direção: Matheusa Matogrossa Menezes
Elenco: Lincoln Aguiar
Dramaturgia: Padmateo, Lincoln Aguiar
Operação técnica: Matheusa Matogrossa Menezes, Uillian de Jesus
Concepção e Produção Geral: Coletivo Zero
Estreia
27/03/2021
Sábado

MEDEIA NEGRA
Márcia Limma
Salvador
Adulto
Classificação indicativa: 16 anos
Disponível até 29/03/2021 às 23h59
Estreia
26/03/2021
Sexta-feira

ENTRE A CRUZ, A ESPADA E A ESTRADA - COMO NASCE UM ARTISTA SERTANEJO
Grupo Caçuá de Teatro
Vitória da Conquista
Adulto
Classificação indicativa: 14 anos
Disponível até 29/03/2021 às 8h
Estreia
26/03/2021
Sexta-feira

ALCANTIL GLITCH
Coletivo Zero
Jequié
Adulto
Classificação indicativa: 14 anos
Disponível até 29/03/2021 às 8h
Estreia
25/03/2021
Quinta-feira

CRIANÇA FERIDA OU DE COMO ME DISSERAM QUE EU ERA GAY
Vinicius Bustani
Salvador
Adulto
Classificação indicativa: 14 anos
Disponível até 28/03/2021 às 20h
Estreia
25/03/2021
Quinta-feira

GBAGBE - ÁRVORE DAS MEMÓRIAS
Nando Zâmbia
Alagoinhas
Adulto
Classificação indicativa: Livre
Disponível até 28/03/2021 às 8h
Estreia
24/03/2021
Quarta-feira

A TRAVESSIA DO GRÃO PROFUNDO
Cia Avatar / Núcleo Caatinga / Ciacen
Irecê
Adulto
Classificação indicativa: 14 anos
Disponível até 27/03/2021 às 20h
Estreia
24/03/2021
Quarta-feira

CONSOLO UM SOLO DE CONTAÇÃO FEMINO-CIRCENSE
Alice Cunha
Palmeiras
Adulto
Classificação indicativa: Livre
Disponível até 27/03/2021 às 8h
Estreia
23/03/2021
Terça-feira

FORA DA ORDEM – DIGITAL
Cia Baiana de Patifaria
Salvador
Adulto
Classificação indicativa: 14 anos
Disponível até 26/03/2021 às 20h
Estreia
23/03/2021
Terça-feira

EU VEJO VOCÊ, ROSAS NEGRAS
Fabíola Nansurê
Alagoinhas
Adulto
Classificação indicativa: Livre
Disponível até 26/03/2021 às 8h
Estreia
22/03/2021
Segunda-feira

O SALTO
Ninha Almeida
Palmeiras
Adulto
Classificação indicativa: Livre
Disponível até 25/03/2021 às 8h

Alguma
dúvida?
Fale com
a gente!
Não se preocupe seus
dados estão seguros.

Quem
SomoS
O Festival Solos de Teatro da Bahia nasce da parceira entre 2 grupos de Salvador/BA: Coletivo Duo e Ovo Teatro e Audiovisual.
O Coletivo Duo tem 10 anos de fundação e conta com 7 espetáculos em seu repertório, entre adultos e infanto-juvenis, além de Performances, Intervenções Urbanas, Demonstrações de Trabalho e Oficinas.
O Ovo Teatro e Audiovisual tem 18 anos de fundação, foi criado em Brasília e se estabeleceu em Salvador. Entre suas criações estão os espetáculos Escola de Bufões, O califa da rua do sabão, e Os enamorados. Seu trabalho mais recente é o curta-metragem (Phersu(s)).

CoordenaçãO

Antonio Fábio
Bacharel em Interpretação e Direção Teatral. Também, Especialista em Linguagens Artísticas e Educação. Após anos de atividade profissional em Brasília, DF, onde criou o grupo Ovo Teatro e Afins, mudou-se para Salvador em 2017 onde desenvolve seu ofício sendo ator, diretor teatral, produtor e professor de interpretação. Na capital baiana participa da cena artística e cultural. É diretor artístico/coordenador do Ovo Teatro e Audiovisual.

Israel Barretto
Formado em Educação Física pela Universidade Católica do Salvador, iniciou seus trabalhos artísticos com o grupo de teatro da diretora Clécia Queiroz. Participou de diversos cursos, oficinas e montagens de espetáculos com nomes como Márcio Meireles, Hebe Alves, Luiz Antônio Sena Jr, Felipe Assis, dentre outros. Por seu espetáculo solo O avô e o rio recebeu a indicação de Melhor Ator no Prêmio Braskem de Teatro 2019.

Marcos Lopes
Marcos Lopes é ator, palhaço, circense, produtor e artista de rua. Em sua pesquisa estão as linguagens da música, do circo, das danças populares, da literatura de cordel e do teatro. Estuda Interpretação Teatral na Universidade Federal da Bahia e é integrante o grupo de teatro Coletivo Duo. Seu trabalho solo infanto-juvenil O barão nas árvores foi indicado ao Prêmio Braskem de Teatro 2018 nas categorias Melhor Ator e Melhor Espetáculo Infanto-juvenil.

Saulus Castro
Ator, Encenador, Produtor e engenheiro de divagações, concebeu e dirigiu espetáculos pelo Coletivo Duo e com outros artistas e grupos. Compartilha aprendizados em oficinas e aulas de Teatro. Compõe o Colectivo Latinoamericano Âmbar e tem incursões em Cinema.